30.09.2016 - Restaurante "A Escola", Alcácer do Sal










Numa altura de regresso às aulas, de certeza que não vão encontrar uma "Escola" como esta.

"A Escola" é aquele restaurante que já devia estar por aqui desde... Sempre! Mas a verdade é que, muitas vezes, os locais que mais frequentamos e de que gostamos tanto são exactamente aqueles onde vamos tão descontraidamente que acabamos por não fotografar. Especialmente quando, antes ou depois da refeição, se encaixa um espectacular dia de praia, num dos nossos locais preferidos.

Este restaurante fica localizado em Cachopos (portanto bem pertinho da península de Tróia), e tal como já podem adivinhar pelo nome, foi uma antiga escola.

Assim que estacionamos, é exactamente este o ambiente que encontramos, numa construção bem pitoresca, onde podemos muitas vezes encontrar cegonhas no seu ninho.

Quando entramos, o espaço de recepção (ou "de espera", que vai ser muita se aparecerem nos fins de semana de Verão sem reserva) tem elementos que nos transportam para o tempo em que foi escola primária, como uma antiga secretária ou o quadro de ardósia.

Mas nunca foi pelos interiores que viemos aqui pela primeira vez, mas sim pela fama da comida maravilhosa, transmitida por amigos de família (naquele tempo em que as recomendações não se passavam através de blogs ou aplicações). E nessa parte não temos, nem nunca tivemos, nada a apontar. A verdade é que comemos quase sempre a mesma coisa (a empada de coelho de caça), mas tudo o que já provámos era maravilhoso. A começar com as entradas, das quais é impossível eleger apenas uma, passando pelos pratos principais e acabando nas deliciosas sobremesas.


Para entrada é sempre difícil escolher apenas uma porque são todas muito boas (se forem como nós, não escolham! Peçam várias e depois dividam um prato). As que vos mostramos hoje são: Coelho de Coentrada, Linguiça Frita, Pimentos Desfiados, Cenoura Aberta e Salada de Polvo.


Depois, somos fiéis à Empada de Coelho Bravo, com saboroso arroz de pinhões (que é assim uma coisa óptima e que ainda não encontrámos em mais lado nenhum), mas todos os pratos são deliciosos!
Aconselhamos também a experimentarem os ensopados e as açordas. Nós desta vez optámos pelas enguias fritas, acompanhadas por uma açorda de tomate que é fantástica.


Com tantas opções que nos soam bem, temos sempre a tentação de pedir vários pratos (o ideal costuma ser um para dois). Mas resistimos a essa tentação pelo simples facto de que, se comermos demais, não vai haver espaço para a sobremesa. E essa hipótese nem se põe! As sobremesas são absolutamente divinais.




Claro que aqui a escolha fica novamente difícil. Mas se optarem pelos morgados (neste caso, o de amêndoa), tarte de pinhão, doce da casa (por se chamar assim não pensem ser um doce vulgar, poderia chamar-se doce de pinhão, acompanhado de limão para se quiserem pôr uma gotinhas e controlar a doçura) ou pelo fidalgo (que é uma combinação perfeita e talvez seja o nosso preferido), não se vão arrepender.

E para finalizar, um Licor (desta vez de Bolota, mas vai variando) para ajudar a digestão.

Só a culinária já seria mais do que razão suficiente para nos deixar com vontade de voltar, mas é a combinação de tudo o que já descrevemos, em conjunto com um atendimento extremamente acolhedor e simpático que fazem com que "A Escola" seja dos nossos restaurantes preferidos.















Restaurante A Escola

Intervalo médio de preços (pax): 15- 20€
Aconselhamos: Empada de Coelho Bravo acompanhada de Arroz de Pinhões, Pratos de Ensopado e Fidalgo (sobremesa)
Gostámos: de tudo!
Morada: EN 253, 7580-308 Cachopos, Alcácer do Sal
Tel.: +351 265 612 816
GPS: 38.395088, -8.657826

Horário:
Encerrados à Segunda-feira
Terça-feira a Domingo - 11h30 às 15h30 e das 19h30 às 22h00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...