10.11.2015 - Casa de Pasto, no Cais de Sodré.














Muito perto da afamada Rua Rosa, situada num primeiro andar, encontramos a Casa de Pasto. Ao subir as escadas conseguimos ir desvendando alguma da personalidade do espaço, mas é ao chegar à entrada que desmistificamos o verdadeiro conceito "kitsch". Aqui deparamo-nos com galinhas de borracha, faianças Bordalo Pinheiro, tecidos floridos como revestimento, pratos dispostos pela parede, entre tantos outros elementos que podemos encontrar também em casa dos nossos avós. Contado e sem visualizar o espaço imaginamos o caos e um local tudo menos agradável, mas na verdade aquilo que noutras banda achamos piroso, aqui resulta num espaço simplesmente carismático.
















Já nos tínhamos interessado há alguns anos por este conceito de espaços públicos que mais parecem a sala de casa (ao frequentar espaços do género em Itália), que entretanto começou a aparecer por cá também. Mas a Casa de Pasto destaca-se de todos os outros, ao introduzir um sem número de elementos tão característicos das mais antigas casas portuguesas e juntando-os num espaço que tinha tudo para dar mal, mas que, na nossa opinião resulta muito bem, com um design de interiores que se conjuga na perfeição com o conceito deste local e com os pratos que servem.



















Mas não foi só a decoração desta "nouvelle tasca" (ah oui hã), que nos fez voltar e "repastar". O atendimento cuidado e principalmente a ementa, cheia de sabores tradicionais, por vezes reinterpretados e aliados a uma apresentação contemporânea (não demasiado, não se preocupem!), deixam-nos com vontade de voltar e partilhar este local com amigos e família.
E é o que vos aconselhamos, que juntem um grupo de amigos, façam reserva e peçam várias pratos para partilhar.
  
Torrada de bacalhau, iogurte grego, pimentos assados e alcaparra frita

Queijo de ovelha de entorna c/ crakers 

Torrada de polvo e alho assado

Legumes na brasa

Salada russa, puntilhitas, alface do mar e salicórnia 

Jarrete de vitela meloso, grão-de-bico, beringela, iogurte e amêndoas (com guarnição)












Uma coisa importante, é deixar espaço para a sobremesa. Desenganem-se se acham que depois daquela quantidade de entradas, pratos e bebidas (que vos aqueceram a alma, mas esvaziaram a carteira) não vale a pena pedir um docinho. Todos os que experimentámos acabaram por ser muito melhor do que imaginávamos, mas a tarte de avelã superou todas as expectativas e mais algumas e podemos afirmar que foi das melhores coisas que provámos nos últimos tempos!

Sobremesas: tarte de avelã, babá ao rum c/fruta e natas frescas e o  bolo denso de chocolate














Restaurante Casa de Pasto

Intervalo médio de preços (pax): 30-40€
Aconselhamos: jarrete, filetes de peixe-galo, tarte de avelã
Gostámos: espaço e qualidade da comida
Não gostámos: do preço exagerado de alguns pratos sem guarnição 

Morada: Rua de S. Paulo, 20, Cais de Sodré - Lisboa

Horário
Seg- Sábado: 12:30-15:00 / 20:00-02:00 (de 2ª a 4ª, a cozinha fecha às 23h e à 00h de 5ª a sábado)
Domingo: Fechado

Casa de Pasto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

1 comentário:

  1. Que post magnífico e no que diz respeito à ementa..., estou a babar e a sério!!! Literalmente!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...