21.11.2014 - Batata Doce "frita" no forno


Há algum tempo comprámos um batata doce (gigante), uma vez que é um ingrediente que não costumamos utilizar muito e queríamos experimentar ideias novas. Mas ainda não tinhamos a certeza do que fazer com ela e não pensámos mais nisso. Até ontem, que encontrámos a batata perdida na despensa... Então lembrámo-nos de fazer batata doce "frita" no forno, um snack saudável, perfeito para acompanhar um filme, ou servir como aperitivo.



BATATA DOCE "FRITA" NO FORNO

Ingredientes:

Batata doce
Azeite
Sal
Especiarias a gosto (por exemplo paprica, pimenta, rosmaninho)


Preparação:

Cortar a batata em rodelas o mais finas possível (podem deixar a casca ou não), com ajuda de um ralador, um descascador de batatas ou de uma faca afiada (no nosso caso teve mesmo de ser com uma faca porque o diâmetro da batata era enorme!)
Lavar as rodelas de batata e, de seguida, deixá-las dentro de água salgada durante 30 minutos.
Secar bem as rodelas, com ajuda de um pano.
Pré aquecer o forno a 160º e forrar um tabuleiro ou grelha com papel vegetal.
Colocar azeite nas batatas (no caso de preferirem simples, o ideal será com spray, caso prefiram condimentadas, misturem as especiarias e o azeite e, depois, envolvam as batatas na mistura).
Levar as batatas ao forno durante 20 a 35 minutos (depende da espessura das rodelas e do forno). A meio da cozedura, virar as batatas e controlar sempre, uma vez que se queimam facilmente.
Quando estiverem crocantes por fora, retirar do forno e polvilhar com sal fino.

Se não as forem comer imediatamente, deixem arrefecer e, de seguida, guardem em recipiente hermético (não mais de dois dias).






Caso sobrem pequenos pedaços de batata, podem sempre cortá-los em fatias finas e levá-los ao forno, tendo em atenção que o tempo de cozedura é menor do que nas rodelas normais. Como opção para servir sugerimos pequenos cones de papel com as lascas de batata doce.

Para outras ideias com batata doce, espreitem a secção de frescos do Continente, com quatros productos em destaque todos os meses, que não só tem sugestões sobre como usar cada um e os seus benefícios, como ainda como os conservar.


Esperamos que gostem! Até breve,
Tiago e Catarina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...