19.11.2014 - Perdidos por Terras Alentejanas







Sabe sempre bem um passeio a dois pelo Alentejo, em especial este ano em que as estações não são certas e numa semana de chuva pode sempre aparecer o sol. Foi o que aconteceu nestes dias, fazendo com que o típico Alentejo com os seus montes cobertos de um manto verde, nesta altura pareçam uma mistura de início de Outono com início de Primavera.

Voltando à viagem, a única coisa que sabíamos era que a dormida seria em Alpalhão e o resto do dia para passear. Claro que inicialmente queremos ver o mais que podermos, mas as gentes alentejanas atrasam-nos sempre (no bom sentido) com a sua simpatia.


Partimos de Sintra e durante a viagem muitas são as paisagens irresistíveis a tirar fotografias. 
Já no Alentejo, houve uma localidade que despertou especial interesse, não por sabermos o que lá existia, mas pelo nome Pavia, (todos conhecemos o ditado "Roma e Pavia não se fizeram num dia"), e como não temos Roma, fomos à nossa Pavia, bem pequenina e portuguesinha. 
Mas apesar de pequenina, é uma vila tipicamente alentejana e com uma igreja matriz  de construção mudéjar-manuelina do séc XVI, bastante interessante.


Após a nossa pequena paragem em Pavia, seguimos para Avis, vila com uma vista fantástica da Torre da Rainha de onde se pode apreciar o casario branquinho, os envolventes campos verdes, as ruínas do Convento de Avis e ainda avistar a barragem do Maranhão.













Já ao final do dia (visto que anoitece mais cedo), chegou a hora de nos dirigirmos à Quinta dos Ribeiros, aproveitando para dar um passeio na propriedade e ver o magnifico pôr do sol. 
Antes de darmos o dia por terminado, não podíamos deixar de aproveitar a deliciosa gastronomia alentejana num restaurante local. 
Se ficaram curiosos em relação à quinta e ao jantar,  poderão ver mais brevemente.


No segundo dia já não tivemos a mesma sorte, e acordámos para um tempo cinzento. Mas começámos bem com um agradável pequeno-almoço, acompanhado de muitos dedos de conversa não só com a D. Narcisa (que cuida da quinta), mas também com outros hóspedes.  
Depois de aproveitarmos para dar mais uma voltinha pela Quinta, seguimos para Marvão. Aí encontrámos uma vila encantadora, com pequenas casas envolvidas por uma muralha, que é "percorrível" praticamente na totalidade, o que, juntamente com o Castelo, proporciona vistas deslumbrantes.
Além disso, tivemos ainda a companhia de alguns grifos!







Já de regresso a casa, e sem tempo para visitar Castelo de Vide, decidimos subir a Srª da Penha, de onde se tem uma vista panorâmica da zona. Uma visita mais demorada ficará para uma próxima vez!













Até breve...
Tiago e Catarina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...