25.01.2017 - Restaurante Faz Gostos Lx - Sabor a Algarve em Lisboa



Num momento em que nos encontramos com um pé em Lisboa e outro no Algarve, partilhamos convosco um espaço que está um bocadinho como nós: o Faz Gostos.

Este restaurante surgiu inicialmente (em 2004) em Olhão, pelas mãos do Chefe Duval Pestana (de origem algarvia), e passou por Castro Marim e Faro antes de se fixar em Lisboa, no Chiado (em 2010).

Num momento em que o Chefe Duval se encontra a concretizar grandes projectos por terras brasileiras, o resto da família encarrega-se dos espaços por cá, como o Faz Gostos ou o Tacho à Mesa. Assim, fomos recebidos pela sua filha - Ana Pestana - actual anfitriã do espaço.

Como podem imaginar, entre quem se mudou do Algarve para a capital e quem está em processo de mudança no sentido oposto, não faltou tema de conversa!








O Faz Gostos tem uma localização privilegiada, ocupando parte do antigo convento da Trindade (posteriormente fábrica de cofres, da qual ainda podemos ver a lareira). 
A recuperação deste espaço é da autoria do Designer Paulo Lobo, e caracteriza-se pela preservação dos elementos históricos, como os arcos e a muralha fernandina que o atravessa, conjugada com um ambiente contemporâneo. 

No entanto, o destaque vai para os tão característicos azulejos do século XVIII,  que só podiam funcionar bem aqui.






Passando, então, à carta: esta tem tantas coisas que nos agradam que foi muito difícil escolher! Especialmente nas entradas, onde surgem iguarias como: Canja de Ameijoas da Ria Formosa, Rissóis de Berbigão, Lingueirão salteado ao Alhinho ou Carpaccio de Vieiras com Salmão.

Como prato principal destacamos: Arroz de Lingueirão da Ria Formosa, Filetes de Peixe Galo com Arroz de Lingueirão, Filetes de Polvo panados com Arroz de Coentros, Bife Pimenta e Vol-au-Vent de Pintada.

E, por fim, podemos acabar com Bolo cremoso de Chocolate com Nozes, Torta de Laranja Algarvia ou Toucinho do Céu Conventual (entre outros).



Lá nos conseguimos decidir por: Rissóis de Berbigão e Carpaccio de Vieiras com Salmão para começar, seguidos de Filetes de Peixe Galo com Arroz de Lingueirão e Lombinho de Porco Recheado com Alheira de Caça. 

As entradas foram simplesmente perfeitas! O Carpaccio é tão delicado e ao mesmo tempo uma explosão de sabores e texturas e os Rissóis de Berbigão deixam-nos a pensar como algo aparentemente tão simples como um Rissol pode ser tão bom e como nunca tínhamos provado tal coisa!



Também adorámos os Filetes de Peixe Galo com Arroz de Lingueirão, que são (por alguma razão!) um dos pratos mais pedidos do restaurante. 
Para finalizar, decidimo-nos por um doce tão típico como a Torta de Laranja Algarvia.

Foi, portanto (e como já perceberam), uma experiência muito agradável. O único inconveniente será que não é exactamente um restaurante económico, mas talvez este seja o preço a pagar por um pedaço do Algarve em Lisboa!



Restaurante Faz Gostos Lx

Intervalo médio de preços (pax): 30- 40€
Aconselhamos: Rissóis de Berbigão, Carpaccio de Vieiras com Salmão, Filetes de Peixe Galo com Arroz de Lingueirão
Gostámos: Do espaço e dos pratos disponíveis.

Morada: Rua Nova da Trindade 11 H/K, 1200-301 Lisboa
Horário: 2ª a 6ª: 12:00-15:00 / 19:00-23:30 | Sábado: 19.00-23.30 | Domingo: encerrado

Faz Gostos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...