Na nossa última visita ao Alentejo, aproveitámos vários mapas e panfletos disponíveis na Pousada de Arraiolos, para descobrirmos locais a visitar (claro que encontrámos muitos mais do que o tempo disponível, por isso ficarão para uma próxima vez!). Mas houve um cuja descrição nos chamou a atenção: Aldeia da Terra - a Aldeia mais caricata de Portugal.
Esta versão miniatura de aldeia fica apenas a 5 minutinhos de carro do centro de Arraiolos e vale tão a pena visitar!
As imensas figurinhas em terracota, retratando o quotidiano, profissões, acontecimentos históricos, entre outras, fizeram-nos perder nesta pequena aldeia (em termos de tamanho) cheia de personagens e detalhes, onde nada foi esquecido. Desde cenas divertidas a alguma sátira social, há um bocadinho de tudo (como se costuma dizer: "para crianças e graúdos").
Este projecto, iniciado por Tiago Cabeça em 2011, está aberto 365 dias por ano, e em todos eles são acrescentadas novas figuras na aldeia. Além disso poderão ver algumas personagens a ser modeladas no local por outros artesãos que tornam este projecto ainda mais caricato.
A única coisa que nos parece estranho e, diríamos até, bastante triste, é o facto de ser um projecto e um local tão interessante, mas com tão pouca visibilidade (e provavelmente com tão pouco apoio). Incluindo, percebemos que para muita gente o preço da entrada é muito alto, e à primeira vista, assim parece, mas de certeza que em nada compensa o trabalho, dedicação e manutenção que um espaço deste género exige.
Por isso, aconselhamos a visitar (pequena nota: evitem as horas de maior calor, para vosso bem!) e esperamos realmente que o projecto consiga manter-se, uma vez que seria uma pena se assim não fosse.
ALDEIA da TERRA® - Arraiolos
Horário: 10h00 - 18h00 (Aberto 365 dias por ano)
Preço da Entrada:
Adultos - 5 € Crianças - 3 €
Morada:
Quinta das Canas Verdes, Estrada das Hortas, 202
7040-909 Arraiolos (1km do centro de Arraiolos)
GPS: N3842.513 W759.041
Contactos: Tel. (+351) 266746049
oficinadaterra@gmail.com
Facebook: Aldeia da Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário