12.01.2015 - Risotto de Cogumelos Porcini

Sabemos que devem estar a pensar: "Risotto, outra vez?". É verdade, teve mesmo de ser! No mês passado, fui (mais uma vez) matar saudades de Roma e nunca volto de lá sem algumas delícias italianas, como os cogumelos porcini (sim, sabemos que também é possível encontrá-los por cá, mas não é a mesma coisa e os preços são exorbitantes!).
Com a azáfama de Dezembro, ainda não tínhamos tido oportunidade de os usar, mas este fim de semana, num clima muito relaxado e com um friozinho que pede mesmo a estes pratos, não podia deixar de ser. Decidimo-nos então pelo risotto, porque é uma óptima maneira de tirar partido dos cogumelos secos, uma vez que permite aproveitar a água de hidratar os cogumelos.
Este prato é uma explosão de sabor e tem um aroma fantástico, que quase nos faz sentir em Itália.
Espero que gostem e desejamo-vos um Feliz 2015,
Catarina






















RISOTTO DE COGUMELOS PORCINI
(receita para 5/6 pessoas)

Ingredientes:

5 + 3 tbs* de azeite
2 + 2 tbs manteiga
1 cebola pequena
2 + 3 dentes de alho
2,5 l de água
600 gr de arroz para risotto
80 gr de cogumelos porcini secos
250 cl de vinho branco
100 gr de queijo ralado
2 tbs de salsa
Sal e pimenta a gosto

Cup (caneca), Tbs (tablespoon-colher de sopa) e Tsp (teaspoon - colher de chá) são unidades de medida americanas. Costumamos utilizar estas medidas, por serem mais exactas e práticas. Aqui podem ver as nossas medidas.


Preparação:

Colocar os cogumelos porcini numa tigela com 2,5 l de água morna (para hidratarem) e deixar repousar aproximadamente 1h. Escorrer os cogumelos, aproveitando a água, que será utilizada para cozer o arroz.

Num tacho colocar 5 tbs de azeite e refogar a cebola e os 2 dentes de alho (deve-se adicionar primeiro a cebola e passados 3-4 min, o alho).
Depois de feito o refogado, juntar o arroz e deixar fritar. 
Com o lume alto, juntar o vinho e mexer até este evaporar.
Regar o arroz com a água onde os cogumelos hidrataram (esta deve ser mantida quente, num tacho em lume brando) a pouco e pouco (duas conchas de cada vez, e à medida que estas forem absorvidas), e mexer quando for necessário.

Numa frigideira anti-aderente, colocar 3 tbs de azeite e 3 dentes de alho e refogar. Depois  juntar os cogumelos porcini e saltear, em lume alto durante aproximadamente 5 min. Juntar sal e pimenta a gosto e, quase no final, a salsa picada.
Quando o arroz estiver quase cozido, aproximadamente a 5 min do fim da cozedura, juntar os cogumelos salteados e o seu suco ao risotto. 

Temperar com sal e pimenta a gosto.

Por fim, desligar o lume e juntar o queijo ralado (apesar de não ser o mais tradicional, nós gostamos de utilizar queijo mozzarella, mas podem usar parmesão, sempre tendo em atenção que este é mais salgado), 2 tbs de manteiga e misturar bem.
Servir imediatamente.



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é! É daquelas mesmo boas para aquecer dias como o de hoje :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tão lindo! Que fotos deliciosas!

    http://purevetrakitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O que eu adoro risotto, e cogumelos porcini secos :) nunca é de mais um risotto!
    Eu acabei de lanchar e por mim comia já uma belo prato desses :)
    É daquelas comidas, que adoro fazer e comer. Por acaso acho que vai ser o jantar mas com cogumelos frescos que tenho no frio já há uns dias.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de risotto e cogumelos e para mim, em risotto, todas as combinações são perfeitas e este teu está com um aspecto de dar fome.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...