28.05.2017 - Rota das Tapas em Faro

É verdade, com a nossa mudança para o Algarve e nova vida (supostamente com mais tempo!) o Mapas & Papas iria ser muito mais activo! Pronto, esta parte não aconteceu, como já viram.
Mas isso agora não interessa, interessa sim que a Rota das Tapas este ano já chegou ao Algarve e, por isso, não podíamos mesmo deixar de partilhar esta experiência.

Podem descobrir "tapas" tipicamente algarvias (vá quase todas) em 18 espaços espalhados pela cidade de Faro. Embora a diversidade, mas escolhemos as que nos  cativaram de alguma forma a descobrir a tapa e o espaço em si.

Como provavelmente sabem, esta iniciativa traz-nos um conjunto de tapa + cerveja por 3€, e convida-nos a descobrir novos sabores e espaços. E para nós, nunca fez tanto sentido como aqui, em que não conhecíamos muito. A verdade é que descobrimos sítios muito giros, com pratos super apetecíveis, e onde vamos querer voltar.

Em baixo apresentamos a lista dos locais aderentes à "Rota das Tapas" e uma breve opinião acerca das que tivemos o prazer de experienciar.

1. Castelo - Camarão Marinado com Cítricos Algarvios.









Foi pena não ter um sabor cítrico mais forte e não estar fresquinha (em termos de temperatura) como deveria. Contudo foi óptima para acompanhar a cerveja e o pôr-do-sol (num dos locais que, até à data é dos nossos preferidos por cá!).     

2. Faz Gostos - Tomatada com Ovos e Torresminhos.
Apesar de não termos foto (podem ver todas no site), foi deliciosa! A tomatada com o ovos tinha um sabor e textura muito boa, e os torresminhos davam aquele toque crispy (se bem que em alguns dos casos os torresminhos acabaram por absorver a humidade dos ovos e tomate e essa textura não se notava muito). A porção era óptima, pois era uma tapa à portuguesa.

3. Vila Adentro - Estaladiço da Vila (estaladiço de lingueirão em massa "filo", acompanhado com xarém sólido de coentros).













Esta foi uma das tapas que mais gostámos! (É difícil escolher, mas se não é a número 1, está no nosso Top 3!) A massa filo estava super crocante, e o recheio, assim como a base de xerém era deliciosos. O recheio super leve e cremoso, onde o sabor do lingeirão sobressaía, conjugado com a massa filo e o xerém ( com um sabor a alho na medida certa), formam a combinação perfeita. Adorámos!

4. Tertúlia Algarvia - Cavala Mediterrânica com Pão de Alfarroba (cavala em conserva, com temperos mediterrânicos e pão de alfarroba aromatizado com azeite e oregãos).

5. O11ze Tapas - Sardinha em Azeite de Oliva, com ou sem picante (sardinha do algarve em azeite extra virgem com ou sem piri piri, acompanhado com pão rústico, cebola roxa e coentros moídos).

6. Aqui D'el Rei - Tapa a Aqui D'el Rey (caril de vegetais com camarão).

7. Columbos Cocktail & Wine Bar - Caprese (espetada de tomate cherry com queijo mozzarella e mangericão em tostinha integral)

8. Cinderella Farense - Galinha com Grão (galinha cozida com grão de bico, abóbora e hortelã sobre fatia de pão)

9. Mezzanine Bar & Vinoteca - Lingueirão Panado à Mezzanine (Lingueirão Panado com molho de coentros).

Foto: Mezzanine Bar & Vinoteca









Mais uma entrada no nosso Top 3!  No Mezzanine, também ficámos deliciados com a tapa. O lingueirão panado estava óptimo, com o polme fino e crocante;  e o molho de coentros completava na perfeição este pitéu.

10. Pé de Copos Restobar - Shime Saba (cavala em vinagre de citrinos com ovas de lumpo sobre torrada de azeite de oliva e ervas).

11. Costa Algarvia - Lascas de Bacalhau em Tosta Crocante com Feijão Frade.

12. Innocent - Biqueirão à innocent (biqueirão cozido em vinagre de vinho tinto, sobre torrada de pão saloio).   

13. Restaurante Académico - Bacalhoada (refogado de tomate, cebola, alhinho, piri piri, bacalhau desfiado e especiarias servido como recheio de sandwich).

14. Aperitivo - Ceviche (corvina marinada com um toque ligeiro de picante, lima, rabanete e  ruibarbo). 











No Aperitivo, o Ceviche estava bom (já sabem que sushi e ceviche são um tema complexo, portanto até foi uma boa surpresa). O sabor cítrico não era muito evidente, podia estar um bocadinho mais fresco (frio), e em vez de ruibarbo continha manga (resultava ), mas gostamos!


15. Rooftop Hotel Eva - Muxama de Atum (muxama, alface juliana, alcaparras e azeite de oliva). 

16. Boheme - Corneto de Tremoço (cone em massa de tremoço com gelatina de cerveja e atum desidratado).  


A tapa que,  sem dúvida nenhuma,  era a mais diferente e cativou-nos por isso. O Corneto de Tremoço do Boheme é o tipo de tapa que ou se gosta ou se detesta. Na minha opinião (Tiago), achei a combinação da gelatina de cerveja com o atum bastante agradável e o cone estava super estaladiço. Mas, se não adorarem cerveja, mais vale esquecer!


17. Sushi Ya Fushion - Tataki Atum com Dois Makis (atum brazeado com molho teriaki e dois rolos de sushi do Chefe).

O Tataki de Atum com Dois Makis, também tinha de entrar na nossa rota! No no geral foi uma tapa boa (e bastante elogiado) . O atum brazeado com molho teriaki era óptimo, mas os makis não convenceram...

18. Portas de São Pedro - Folhado de Polvo (folhado de polvo da ria formosa). 











O Folhado de Polvo foi outra surpresa! (Quer dizer... soou-nos logo bem!) O recheio deste folhadinho era delicioso, o polvo tenrrinho e os sabores, apurados pelas especiarias e ervas aromáticas. Top 3 também. E o cheiro maravilhoso neste restaurante? Vamos voltar de certeza.


Agora para quem ainda não conseguiu entrar nesta "Rota", tenha atenção que faltam poucas horas para terminar e existem algumas tapas que valem a pena experimentar.

Divirtam-se!
Tiago e Catarina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...