06.01.2016 - Tarte Estrela de Maçã para o dia de Reis



Bem sabemos que hoje é Dia de Reis, e por isso o mais normal seria termos um bolo-rei, uma re-interpretação ou até uma receita para aproveitar o bolo que sobrou. Mas não, os reis não teriam chegado a lado nenhum sem a estrela a indicar o caminho e, por isso, o nosso é um "bolo-estrela"! Ou melhor, uma tarte estrela. E esta parte já não tem nenhuma explicação brilhante (não resistimos ao trocadilho!), além de adorarmos tarte de maçã, termos muitas maçãs em casa e ainda um puré no fim do prazo (fruto da época em que um de nós teve a infelicidade de ter arrancado os dentes do sizo). Lembrávamo-nos de ter visto esta receita numa revista e nos ter parecido muito fácil, então decidimos experimentar.
E achamos que fica muito gira! Se é a melhor tarte de maçã que já experimentámos? Provavelmente não (e mesmo que fosse, de certeza que não podia estar toda a gente de acordo nessa afirmação), mas é realmente muito prática e bastante mais rápida do que grande parte das tartes.
Por isso, porque depois das festas, Janeiro não é um mês em que apeteça muito experimentar coisas muito complicadas, decidimos partilhá-la convosco.

Esperamos que tenham ficado com vontade de provar e de dar largas à imaginação e experimentar outros desenhos,
Tiago e Catarina

















TARTE DE MAÇÃ
Receita inspirada na revista "Continente Magazine de Dez. 2014"

Ingredientes:

Massa:
250 gr de farinha

150 gr manteiga sem sal aos cubos, à temperatura ambiente
90 gr de açúcar em pó
30 gr de farinha de amêndoa 
1 ovo
1 pitada de sal
Açucar amarelo para polvilhar
Recheio:

200 gr de puré de maçã
3 maçãs médias, aos cubinhos

Preparação:

Numa taça, colocar a farinha, a manteiga aos cubos e misturar até obter uma areia grossa. Juntar o açúcar em pó, a farinha de amêndoa e o ovo, e envolver. Depois de obtida uma massa homogénea, formar uma bola e enrolá-la em película aderente. Deixar repousar no frigorífico pelo menos durante 1h.


Dividir a massa em duas partes, uma maior do que a outra (que será a base da tarde). Polvilhar a bancada com farinha e, com a ajuda de um rolo da massa, estender a parte maior. Untar uma tarteira e forrá-la com a massa. Rechear com a maçã aos cubinhos e com o puré de maçã.


Com a parte mais pequena da massa, fazer estrelinhas (ou outro formato), para cobrir a parte de cima da tarte. Por fim, polvilhar com açúcar amarelo.
Levar ao forno pré-aquecido a 170º, durante aproximadamente 30 min. ou até a massa ficar dourada.





2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...