Desde a primeira vez que vimos uma fotografia destas coroas de canela, que quisemos experimentar. E a verdade é que há mais ou menos um ano decidimos fazer uma, mas a primeira experiência não foi muito boa, não sabemos explicar o porquê (muito provavelmente porque estava demasiado frio) mas a massa não levedou e ficou uma coroa mini, bem raquítica.
E nunca mais pensámos nisso, até nos depararmos com a revista do continente, com uma coroa linda de morrer na capa.
Tentativa número dois!
Desta vez correu muito bem, a massa levedou e ficou com aspecto maravilhoso (como mais uma vez decidimos fazê-la no Inverno, pré-aquecemos o forno a 40º, desligámos e depois pusemos a massa lá dentro a levedar).
Desta vez correu muito bem, a massa levedou e ficou com aspecto maravilhoso (como mais uma vez decidimos fazê-la no Inverno, pré-aquecemos o forno a 40º, desligámos e depois pusemos a massa lá dentro a levedar).
COROA DE AÇÚCAR E CANELA
Receita inspirada na revista Continente Magazine de Dezembro 2014
Ingredientes:
Massa:
600 gr de farinha
1 c. café de sal fino
240 ml de leite morno
20 gr de fermento fresco
60 gr manteiga derretida
2 gemas de ovo
4 c de sopa de açúcar
óleo qb
Recheio:
100gr manteiga
9 tbs de açúcar
1 1/2 tbs de canela
* Cup (caneca), Tbs (tablespoon-colher de sopa) e Tsp (teaspoon - colher de chá) são unidades de medida americanas. Costumamos utilizar estas medidas, por serem mais exactas e práticas. Aqui podem ver as nossas medidas.
Preparação:
Misturar o leite morno com o açúcar e o fermento, até este se começar a dissolver. De seguida, juntar a manteiga derretida e as gemas e misturar bem. Deixar descansar 10 min. ou até formar bolhas.
Peneirar a farinha e o sal para dentro de uma taça. Fazer um buraco no meio e juntar aos poucos a mistura do leite. Amassar e transformar numa bola.
Colocar a massa numa tigela untada com óleo e tapar com película aderente. Deixar repousar em local ameno durante uma hora ou até dobrar de volume (se estiver frio podem colocar dentro do forno quente - 40º - desligado ou com a luz acesa).
Entretanto para preparar o recheio, misturar a manteiga amolecida com o açúcar e a canela.
Polvilhar a superfície de trabalho com farinha e esticar a massa com a ajuda de um rolo, até obter um rectângulo com aproximadamente 0,5 cm de espessura.
Espalhar 3/4 da mistura de canela pela massa, com a ajuda de uma colher ou de uma espátula e enrolá-la pelo lado mais comprido. Colocar a massa enrolada em cima de papel vegetal (para mais tarde não ser necessário mover a coroa).
Em seguida, fazer um corte ao meio no sentido longitudinal, deixando uma das pontas por cortar.
Entrançar as duas tiras a partir do lado não cortado e, depois, unir as pontas, pressionando a massa até chegar ao formato de coroa.
Pré aquecer o forno a 200º e transferir a coroa (mantendo o papel vegetal) para um tabuleiro. Pincelar com a restante mistura de manteiga e leve ao forno 15m. Baixar o forno para 180º e deixar mais 10 m.
Pré aquecer o forno a 200º e transferir a coroa (mantendo o papel vegetal) para um tabuleiro. Pincelar com a restante mistura de manteiga e leve ao forno 15m. Baixar o forno para 180º e deixar mais 10 m.
É sem dúvida uma receita dentro do espírito natalício, pois durante a cozedura o aroma a canela espalha-se pela casa. Além disso, acaba por ser de fácil confecção e capaz de surpreender os amigos e familiares com o seu aspecto e sabor fantásticos. Cá em casa não demorou a desaparecer, mas ainda deu para tirar umas fatias para partilhar com os nossos vizinhos.
Esperamos que gostem e coroem a vossa mesa com esta deliciosa receita,
Tiago e Catarina
Vou querer uma destas para o nosso jantar de Natal :p
ResponderEliminarRealmente é uma boa ideia Carolina, mas não me deixam levar sobremesas porque sobram sempre muitas... Estou reduzida a uma entrada (o que por mim também é óptimo!).
EliminarAgora ou invento uma coroa salgada, ou fazemos esta para a Passagem de Ano :p haha
Eu sugiro uma destas para a Passagem de ano (já agora, já vi uma versão de uma coroa destas mas com Nutella :O)
EliminarVi uma deste género na net e guardei a receita na hora! Quero experimentar agora no Natal.
ResponderEliminarAssim sendo, experimento a vossa... :p
Melhor seria comê-la (só um bocadinho pequeniiiiino, que isto da dieta não é fácil :p) aí com vocês!
Beijinhos
Sim, tens de experimentar! É óptima :) Depois conta como correu :p
EliminarJá sabes que és sempre bem vinda em nossa casa, ficamos à espera da visita! E aproveitamos para experimentar uma receita boa claro!
Beijinhos ***
Vou ter que fazer, está tão linda!
ResponderEliminarObrigada Susana! Nós também adoramos estas receitas que ficam lindas naturalmente :)
EliminarDepois queremos saber como correu!
Beijinhos e boas festas :)
Que bom aspecto! Vou (tentar) fazer. Não tenho boas experiências com massas que têm de levedar, não sei, se calhar não "amasso" o suficiente...
ResponderEliminarAs vossas fotografias estão mesmo lindas!
Um beijinho e um feliz Natal :)
http://fabianacoelhopais.blogspot.pt <3
Sim Fabiana, experimenta, vais ver que não é muito difícil!
EliminarNós, no passado, também já tivemos algumas experiências que não correram tão bem, mas faz parte! Haha
Não é preciso (nem convém) amassar muito, basta o suficiente para a massa ficar numa bolinha. Depois o que faz realmente a diferença é colocá-la num local quente e sem correntes de ar - o forno (ligeiramente aquecido mas sempre desligado) é perfeito.
Depois conta-nos como correu!
Beijinhos e boas festas :)
Que maravilha, palavras para quê...
ResponderEliminarObrigada! :) Realmente esta deve ser uma das nossas receitas preferidas!
Eliminar