28.11.2014 - Pão de Azeitonas, Alecrim e Tomilho

















No fim de semana passado, preparámos cá em casa um lanche ajantarado para os nossos amigos e (claro!) gostamos sempre de os surpreender com novas receitas!

Desta vez o sucesso cá em casa foi o pão de azeitonas e ervas aromáticas (alecrim e tomilho). Simples, barrado com manteiga ou com patê, garantimos que sabe bem de todas as maneiras! E apesar do tamanho da receita, é bastante fácil de fazer, desde que tenham um bocadinho de tempo.

Esperamos que gostem. Bom apetite!
Tiago e Catarina














PÃO DE AZEITONAS, ALECRIM E TOMILHO
Receita inspirada no livro "A Arte do Pão"

Ingredientes:

40 gr de azeitonas verdes sem caroço ou azeitonas recheadas com pimento
40 gr de azeitonas pretas sem caroço
1 tsp* de alecrim*
1 tsp de tomilho*
250 gr de farinha
1 tsp de sal
3 gr de fermento fresco ou 1 c. de chá de fermento em pó
180 ml de água morna

* Podem ser utilizadas outras ervas aromáticas.
Cup (caneca), Tbs (tablespoon-colher de sopa) e Tsp (teaspoon - colher de chá) são unidades de medida americanas. Costumamos utilizar estas medidas, por serem mais exactas e práticas. Aqui podem ver as nossas medidas.

Preparação:

Misturar as ervas aromáticas com as azeitonas e reservar.
Numa taça, colocar a água morna e misturar o fermento até que este se dissolva. De seguida, juntar a farinha e o sal e misturar até formar a massa.
Deixar repousar durante 10min., cobrindo a taça com um pano. De seguida, incorporar a mistura das azeitonas na massa, trabalhando-a até estas estarem bem envolvidas. Cobrir a taça e deixar repousar durante 1h, num local com temperatura amena.
Assim que a massa tiver o dobro do tamanho, dar-lhe um murro suave com o punho de maneira a libertar o ar.
Polvilhar a bancada com farinha e esticar a massa com cuidado até obter um rectângulo comprido.
Dobrar o terço do lado esquerdo deste rectângulo para o meio e, de seguida, o terço do lado direito sobre o primeiro. Pressionar para baixo delicadamente, para unir as extremidades da massa, obtendo uma forma rectangular grosseira.
Virar o pão ao contrário (ficando as dobras para baixo) e colocá-lo num tabuleiro forrado a papel vegetal e polvilhado com farinha.
Cubrir o pão e deixar crescer durante aproximadamente 30 min.

Entretanto, pré-aquecer o forno a 240º com um tabuleiro na última prateleira. Colocar o tabuleiro do pão no forno pré-aquecido, e deitar um copo de água no tabuleiro que está na última prateleira (com cuidado, uma vez que esta vai fervilhar e libertar vapor).

Cozer o pão 35 a 40 min., ou até obter um tom castanho-dourado. Para verificar se está devidamente cozido, virá-lo ao contrário e bater na parte de baixo - deve ouvir-se um som oco.

Deixar arrefecer numa grelha, ou (ainda melhor) servir quentinho.









2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...